12:39 0 Comments A+ a-

O Grupo: Ana, Gabriel, Gian e Matheus.

O melhor grupo do 9° ano do Colégio Perspectiva foi direcionado a criar esse blog sobre o livro Predadores da Inocência pela professora Nívea Eulália.
Somos 4 alunos da turma A com o objetivo de comentar sobre o nosso paradidático da segunda unidade.


Ilustrador

12:23 0 Comments A+ a-


Rodval Matias nasceu em 23 de novembro de 1953, na cidade paulista Novo Horizonte e aos 6 anos, mudou-se com sua família para a cidade de Cruzeiro do Oeste, no interior do Paraná. Lá pôde crescer livremente, em contato com o bucolismo da região, que acabaram por fortalecer seu espírito e arraigar seus valores e princípios. Foi nesse ambiente que começou a desenvolver os primeiros esboços daquilo que se tornaria uma das razões de sua vida.

A inspiração nasceu durante as leituras de quadrinhos como: Príncipe Valente de Harold Foster, Flash Gordon de Alex Raymond (algumas de suas principais referências, ao lado do grandioso Frank Frazetta) , Batman, Zorro (bang-bang), Capitão América, Tarzan e entre 12 e 13 anos já traçava esses heróis e suas fantásticas estórias com bastante habilidade, chegando a copiá-las inteiras.

Foco narrativo

12:10 0 Comments A+ a-

O foco narrativo do livro é na terceira pessoa. O narrador é onisciente, que conhece a historia, os pensamentos dos personagens e etc, ele é mais objetivo e não participa do acontecimentos.

Por dentro da Temática

11:55 0 Comments A+ a-



A prostituição infantil é uma forma de exploração de crianças onde essas são levadas a se prostituirem. Ocorre sobretudo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis. Muitas vezes as crianças são levadas à prostituição pelos próprios pais, ou por meio de aliciadores.
A presença de crianças em prostituição atrai muitos pedófilos praticantes do turismo sexual. Na maioria dos países a exploração da prostituição infantil corresponde em um crime grave. O Brasil tem o segundo o pior registro da criança no tráfico sexual. Podemos ver alguns exemplos aqui de como eles usam o turismo sexual, o menor como mercadoria e como tiram vantagem da inocência da criança.

Aliciamento de menor é convencer/forçar um indivíduo menor de idade a fazer determinadas coisas impróprias para sua idade, como por exemplo, trabalho duro (escravidão infantil), tráfico de drogas, contrabando e a ter relação sexual. Um dos exemplos mais citados no livro é o trafico de drogas, que é bem comum no nosso país. Eles procuram escolasbairros frequentados por adolescentes para conquistar "aviãozinhos" como são chamados os menores traficantes.





















Antagonista

10:59 0 Comments A+ a-


Anaíse :

Anaíse era uma adolescente bonita, andava bem arrumada, tinha os melhores materiais e tinha seu próprio motorista. Por isso chamava a atenção e despertava a curiosidade dos seus colegas. Seu comportamento era estranho porque no fundo de toda essa beleza existia uma jovem viciada em drogas e aliciadora de garotas.

Ela trabalhava para uma quadrilha e se passava por estudante para se infiltrar entre os alunos. Conseguiu enganar Suelen e Oldinete com uma proposta de trabalho em uma boutique que ela trabalhava dizendo que isso facilitaria seus sonhos de serem modelos no futuro. Porém elas teriam que se mudar e suas mães não deveriam saber dessa historia. Iludidas aceitaram o acordo, mas felizmente a mãe de Suelen, Valeria, consegue impedir Suelen de tomar tal atitude e infelizmente Oldinete já havia partido e teria de enfrentar uma situação bem diferente do que tinha imaginado.


Protagonista

10:00 0 Comments A+ a-


Suelen, personagem principal, tinha 13 anos . Garota pobre e bonita, com o corpo formado, peitos rígidos, atraía atenção por onde passava. Sonhava em ser atriz e modelo, foi uma das primeiras meninas, junto com Oldinete, a serem chamadas por sua colega Anaíse, para trabalhar numa boutique, prometendo que depois de um tempo elas começariam a ir para palcos e passarelas. Como era o sonho delas, elas nem pensaram direito e já foram aceitando.
Suelen foi parada a tempo por sua mãe, Valéria, quando estava arrumando suas malas para ir embora. Oldinete não teve a mesma sorte e acabou caindo na armadilha. Preocupada por ser sua amiga, Suelen, junto com o detetive Liu e a gangue das 13, empenharam-se na busca incessante para salvar e resgatar Oldinete.

Outros Personagens

09:58 0 Comments A+ a-


A Gangue das 13:

A gangue das 13 é composta por 13 garotas que estão à procura de aventura e fazem de tudo para ter uma vida agitada. O grupo é liderado por Mellissa, que comanda qualquer ação do bando grupo, sendo ela, a encarregada de tomar as decisões e se responsabilizar pelos erros e tropeços da trupe. A identidade do Big Boss é ao decorrer do texto uma incógnita, um dilema, devido ao fato de ser citado apenas no final da trama. O enredo vai se desenvolvendo ao decorrer do livro até chegar no seu clímax que é quando eles conseguem resgatar Oldinete e prender os aliciadores. A gangue está ligada diretamente a Suelen que quase foi aliciada a drogas e prostituição, pois a gangue atua na história com o objetivo incansável de descobrir  onde Oldinete havia sido trancafiada e se empenha ininterruptamente nessa missão.



Liu: O Detetive
O detetive possuía uma característica um tanto sombria e misteriosa, com um jeito muito atencioso e secreto, era um homem inteligente, tinha descendência oriental, seu rosto era bem expressivo, ou seja, mudava com facilidade, fato que o ajudava  em seus diversos disfarces nas suas investigações. Ele foi contratado por Dr. Gilson para investigar o caso de Oldinete. Com apenas poucas informações sobre o caso, e sua intuição, ele conseguiu fazer o seu trabalho bem feito, se infiltrou na casa de prostituição e resgatou a vítima de um terrível destino. Ainda  que sua participação tenha sido breve na história, foi de extrema importância, pois, provavelmente, sem suas ações talvez Oldinete nunca tivesse sido resgatada ou poderia ser tarde demais.


Oldinete: A Vitima
Oldinete estudava na mesma escola e era colega de Suelen. Foi enganada por Anaíse, com a promessa de que se fosse morar com ela, iria conseguir um emprego e logo conseguiria fama que tornaria seu sonho de ser uma modelo famosa realidade. Porém, ela é sequestrada para trabalhar numa rede de prostituição e ao chegar ao seu local de aprisonamento, ela fica nervosa com medo de tudo o que estava acontecendo. A dona da casa, que se chama Elisangela, ao tomar conhecimento do fato de Oldinete ainda ser virgem, decide fazer um leilão para lucrar mais com esse diferencial que ela possuía. A cada dia o evento se aproximava e o medo de Oldinete aumentava ao saber que enfrentaria aquela sala cheia de homens disputando uma batalha monetária pela sua virgindade.

Seu personagem teve muita influência na história, pois se não fosse ela e os acontecimento à sua volta, toda a ação não teria acontecido ou provavelmente a protagonista teria sido mais uma vítima da máfia.


Vilões:
Big Ma: É responsável por gerenciar a rede de prostituição e aliciamento de garotas.
Big Boss: Sua identidade é ocultada, ele é o chefe de toda a rede de prostituição. Só Edmilson e Big Ma, o conheciam.

Tempo e Espaço

16:21 0 Comments A+ a-



A história acontece no presente e no passado, com verbos que se ajustam aos tempos verbais.

A história se passa em lugares diferentes:
Primeiramente na casa de Suelen, depois varia entre sua escola, a delegacia, o lugar onde Oldinete ficou escondida e a casa da Big Má.

Resenha Crítica

13:26 0 Comments A+ a-

NICOLELIS, Giselda. L. Predadores da Inocência. Edição 1. Editora Quinteto Editorial. Pags: 168. Ano: 1998.

Giselda Laporta Nicolelis (São Paulo, 27 de outubro de 2016) é uma escritora brasileira de literatura infanto-juvenil. Suas obras abrangem mais de cem títulos, entre livros infantis e juvenis, ficção, poesia e ensaio, publicados por dezenas de editoras, com centenas de edições, e milhões de exemplares vendidos. Se formou em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. No ano de 1972 publicou sua primeira história, com o primeiro livro sendo publicado dois anos depois, em 1974. A partir de então passou a se dedicar à literatura infantil e juvenil. Ela também exerceu a profissão de jornalista, trabalhando ainda como coordenadora editorial, em duas coleções juvenis. Foi sócia-fundadora do Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil.

O livro aborda dois assuntos importantes: drogas e prostituição. A história acontece no contexto diário de uma escola, onde uma menina chamada Anaíse passava drogas e aliciava garotas, iludindo-as com a promessa de que se saíssem de suas casas para trabalhar com ela em uma boutique virariam modelos. Seu sucesso veio ao conquistar a confiança de uma colega, Oldinete, que ao cair em sua armadilha enfrenta uma realidade oposta ao que havia sido prometido. Daí então, ela passa ser investigada por conta do sumiço de Oldinete e seu comportamento estranho, fatos que levam a descoberta pela policia de sua farsa.

No capitulo inicial do livro, Suelen arruma suas malas e espera por sua mãe que não se agrada ao ser surpreendida por sua filha com a ideia de sair de casa para trabalhar em uma boutique. Essa proposta foi feita por uma colega que lhe persuadiu a morar com ela com tudo pago, fato que gerou a desconfiança de sua mãe Valéria, não permitindo que ela tomasse tal atitude. Valéria indignada com tal situação partiu para cobrar a direção do colégio uma resposta sobre a tal garota e sua proposta. A historia do livro prossegue com a procura de uma outra aluna, Oldinete, que fugiria junto com Suelen e havia sumido sem dar satisfação.
Essa garota acreditou na proposta de Anaíse, que era uma aliciadora, saiu de casa e logo depois percebeu que havia sido enganada e sequestrada para trabalhar numa rede de prostituição.
Anaíse, era uma jovem bonita que causava admiração de todas pelo fato de ser rica e sempre se vestir bem, e usava essa situação para iludir as meninas prometendo uma vida semelhante a dela com a possibilidade de quem a seguisse virar modelo ou se tornar famosa. Seu comportamento, no entanto, era estranho. Isso causou a desconfiança da diretora que decidiu vigia-la naquele mês. Uma grande investigação, iniciada devido às desconfianças de Valéria, é realizada pela polícia.
Ao saber de toda a historia que Suelen contou, sua mãe que trabalhava como secretaria para um doutor da cidade resolveu desabafar com o mesmo, comovendo-o, o que levou-o a contratar um dos melhores detetives particular para investigar o caso. Depois de um tempo de observação Oldinete é resgatada pelo detetive Liu e volta para casa e parte da quadrilha é desbaratada. Vale lembrar que uma gangue de rua, conhecida como Gangue das 13, - formada por 13 garotas voltadas para a prática do bem - foi informada por Suelen do caso e contribuiu para descobrir a localização da quadrilha para qual Anaíse trabalhava.
Com a leitura do livro, é possível perceber que os temas que parecem estar tão distantes, as vezes estão mais próximos do que imaginamos. Presentes no nosso dia a dia, fazendo parte da rotina de muitos.  Os assuntos abordados servem para conscientizar os jovens da atenção que se deve ter às propostas fáceis e ao uso errôneo de substâncias toxicas que só levam a prejuízos e causam consequências trágicas.

Portanto, penso que o livro é de extrema importância, pois alerta a sociedade de maneira geral para o perigo que muitas vezes está escondido e ao mesmo tempo embaixo de nosso nariz.